Comemorado em 20 de julho, o Dia do Amigo é um momento especial para exaltar a amizade e a cumplicidade entre pessoas. Nesta terça-feira (20/07), os servidores da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) celebraram a data e o sentimento da amizade trocando mudas de plantas entre si durante a ação “Nossa Amizade é Raiz”.
Coordenada pela Ouvidoria da IOA, a mobilização aconteceu no pátio da Imprensa Oficial e movimentou diversos colaboradores durante a manhã. Cada servidor se dirigia à “Banquinha da Amizade”, escolhia uma muda de planta e presenteava um amigo. Aquele que recebesse mais de uma “plantinha”, deveria repassar a homenagem a um terceiro.
O auxiliar de serviços gerais Frank Ferreira participou da ação e aproveitou o momento de confraternização para homenagear o amigo e colega de função, o auxiliar de serviços gerais Eucimar Franco. Por sua vez, Eucimar retribuiu o presente de volta para Frank, ou seja, os dois trocaram mudas de planta entre si.
“Raramente a gente encontra alguém que seja amigo de verdade e ele se tornou um grande amigo para mim aqui na Imprensa Oficial. Depois que passei a conhece-lo, estamos aí até hoje como amigos, graças a Deus. E essa amizade vai continuar mais ainda para frente”, ressaltou Frank Ferreira.
A gerente de Serviços e Produtos Editoriais Daniela Cavalcante também participou da ação. Ela foi presenteada com uma “plantinha” pela assessora de gabinete Ana Paula Lopes e também homenageou a estagiária Iasmin Assis com a muda de planta. “A gente acaba virando amigo das pessoas com que trabalhamos. Então o sentimento é de gratidão, nos sentimos valorizados assim”, disse.
O assessor de Almoxarifado Eder Vasconcelos homenageou o seu chefe, Fernando Silva, e falou da oportunidade de celebrar a amizade no ambiente de trabalho. “É o sentimento de renascimento de uma amizade, principalmente no ambiente de trabalho, em poder cultivar boas relações no dia a dia”, comentou.
A assessora de Recursos Humanos da IOA Antônia Muniz também escolheu um amigo e colega de setor para homenagear no Dia do Amigo. O gerente de RH Marco Antônio Magalhães recebeu das mãos dela uma muda de planta e os dois puderam juntos comemorar as boas relações cultivadas no ambiente de trabalho.
“Quando você pega uma ‘plantinha’ e escolhe alguém para dar, é uma vida que você está repassando para a outra pessoa. A natureza passa energia boa para a gente e, assim, estamos também abraçando a ideia de passar energia boa para outra pessoa, e receber essa energia de volta, é uma forma de até dizer ‘muito obrigado por você ser meu amigo’”, disse Antônia.
FOTOS: Winnetou Almeida