A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) participou nesta semana de uma capacitação sobre controle interno na Controladoria Geral do Estado (CGE), o órgão responsável pelo aprimoramento contínuo da gestão pública, busca pela transparência, prevenção e combate à corrupção, monitoramento da qualidade de gastos públicos, equilíbrio fiscal e efetividade das políticas públicas.
A controladora interna da IOA, Creuza Carvalho, foi recebida na sede da CGE, no bairro São Francisco, em Manaus, pelo controlador-geral do Estado Otávio Gomes e pelos assessores Michel Tamer e Erivalder Barreiros. O objetivo principal da reunião foi capacitar sobre os procedimentos corretos na gestão e no preenchimento de relatórios e questionários encaminhados obrigatoriamente pelos órgãos estaduais à CGE.
“A importância dessas capacitações é, principalmente, para o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências no desenvolvimento do controle interno nas instituições. A dúvida de um pode ser a dúvida do outro”, explicou o assessor de controle interno da CGE Michel Tamer.
Segundo ele, os controles internos nos órgãos públicos precisam ultrapassar desafios comuns à atividade-fim para garantir resultados e cumprir a missão estabelecida pela Constituição brasileira. “O controle interno já tem uma barreira em si, não é visto com bons olhos pelos servidores, que pensam ‘ah, vai controlar o meu trabalho, apontar erros’. Queremos tirar essa ideia trabalhando de forma conjunta e conforme as normas”, ressaltou Tamer.
Para a servidora da IOA Creuza Carvalho, a capacitação é fundamental para instruir no desenvolvimento das atividades de controle interno dentro das instituições. A meta, segundo ela, é trabalhar em conjunto com a CGE para proteger os ativos públicos e produzir dados confiáveis a fim de ajudar na administração e na condução dos controles internos.
“Foi muito importante essa capacitação. Ficou bem mais claro qual a intenção da Controladoria-Geral do Estado com esses relatórios e questionários. Senti a credibilidade do trabalho deles”, reforçou Creuza Carvalho. “A CGE está fazendo um trabalho pedagógico com os órgãos, com os administradores, gestores e junto com o governo em busca da excelência”, completou.