ícone calendário

Noticias

Versão eletrônica do DOE completa 2 anos ‘no ar’ com benefícios ao Estado do Amazonas


O Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) completa dois anos “no ar” com a sua versão 100% eletrônica, isto é, sendo um veículo automatizado, elaborado e publicado por meio de um sistema virtual, gerando mais segurança, transparência, rapidez e economia na publicação de atos oficiais, administrativos e legais do Estado, municípios e de empresas particulares.

Desde 2019, o DOE Eletrônico, disponível em diario.imprensaoficial.am.gov.br vem sendo utilizado pelos órgãos da administração pública para a publicação de leis, decretos, portarias, resoluções e outros atos oficiais. Antes, tudo precisava ser feito presencialmente, na sede da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), no Centro de Manaus.

A partir da implantação do sistema IOANews, clientes publicadores enviam virtualmente suas matérias, tudo de forma automatizada. Os conteúdos são revisados, aprovados, diagramados e assinados digitalmente, não mais do modo manuscrito, como era feito antes.

Sendo tudo eletrônico, houve redução drástica de papel e combustível não apenas para a Imprensa Oficial, mas também para os órgãos públicos, tornando a mudança também sustentável para o meio ambiente.

A versão eletrônica do DOE foi, inclusive, fundamental para manter a veiculação do Diário Oficial mesmo durante os altos índices da pandemia do novo coronavírus, quando restringiram o funcionamento dos estabelecimentos públicos e privados e quando os decretos restritivos eram tão importantes de serem publicados para entrar em vigor.

Principais benefícios

Dentre os benefícios reforçados pela versão eletrônica do Diário Oficial estão mais segurança e transparência, bem como economia e agilidade. É o que reforça o gerente de Contratos e Convênios da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Yuri Bonates.

“Agora temos uma maneira bem simples de criar um documento a ser publicado. O sistema IOANews é bem intuitivo, facilita e deixa mais rápido a elaboração do documento”, disse Bonates. “Poder elaborar um documento de forma 100% virtual, sem precisar fazer como era antigamente, de enviar um ofício e encaminhar até o protocolo da Imprensa. O Diário Oficial ser 100% online gerou uma celeridade enorme e até uma economia para a nossa pasta”.

A empresária Ocineide Alves Monteiro, proprietária da Class Publicidade e Consultoria Empresarial, ressaltou as facilidades geradas com a implantação da versão eletrônica do DOE.

“Depois que o Diário Oficial adquiriu esse método, de enviar os arquivos por e-mail e não ser mais necessário o comparecimento da pessoa na sede da Imprensa Oficial, facilitou muito a nossa vida. Para nossa empresa a melhoria foi 100%. Economizamos tempo, dinheiro, que seria necessário se deslocar até a IOA para fazer a publicação”, disse Monteiro.


A equipe do DOE

Atualmente, a elaboração e a diagramação do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) estão sob a coordenação do servidor José Leonardo Lima da Silva, há 35 anos funcionário da IOA. Ele coordena as duas equipes, formadas por Edinai Pinheiro, Ana Claudia Jansen Araújo, Wilson Bernardo, Valnete Monteiro, Arimar Mendes, Luciana Lopes, Matheus de Souza e Sonyara Talita Diniz.

Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é a autarquia estadual responsável por veicular o Diário Oficial, bem como pela produção de serviços gráficos e editoriais, e pela gestão de acervos institucionais antigos. A IOA fica localizada na rua Doutor Machado, 86, Centro, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone é (92) 2101-7500.

FOTOS: Winnetou Almeida/IOA