ícone calendário

Noticias

Palestra ‘Novembro Azul’ informa servidores da IOA sobre câncer de próstata


A importância de manter os cuidados com a saúde do homem e a necessidade de se prevenir contra o câncer de próstata, através de hábitos saudáveis e de exames preventivos, foram o fio condutor da palestra “Novembro Azul – O Autocuidado é Diário”, realizada na manhã desta quinta-feira (18/11) para servidores da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Rainer Elton Figueiredo, diretor-geral da Policlínica Codajás (PAM da Codajás), uma unidade de saúde multidisciplinar de Manaus vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A localização da próstata no corpo e suas funções, a manifestação da doença, os fatores de risco, sintomas e as formas de tratamento foram os principais pontos da apresentação.


“É fundamental a gente sair dos muros da policlínica e levar informação para as pessoas que estão em suas casas e nos seus locais de trabalho. Precisamos conscientizar todos que a saúde vem em primeiro lugar, e que os homens precisam também dar a devida importância para a própria saúde”, disse o diretor-geral da PAM da Codajás, Rainer Figueiredo.

Além das informações e dos alertas sobre o câncer de próstata, os servidores da IOA também puderam participar fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas sobre a doença e os exames preventivos, como o toque retal e a avaliação da dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Eles também receberam materiais de divulgação como um folder e o copo “Novembro Azul – O Autocuidado é Diário”.


“A palestra foi muito boa, alertou a gente sobre como tomar as providências e correr atrás dos exames”, afirmou o operador gráfico e cutelista João Gonçalves da Silva, de 68 anos. “Como esse ano eu tirei férias, ainda não tive tempo para ir atrás de um check-up geral, mas eu vou fazer e me prevenir”, reforçou.

Para o servidor Aluízio Magalhães, também do Parque Gráfico, a palestra foi esclarecedora. “A palestra foi muito boa, abriu um leque de informações para nós funcionários. O homem geralmente não se preocupa em ir ao médico, geralmente vai quando a doença já está avançada. Por isso a palestra foi de grande valia, para ressaltar que o homem precisa tomar consciência sobre a saúde dele”, disse.


Câncer de próstata

O câncer de próstata acontece pelo desenvolvimento de um tumor no órgão que fica localizado na parte baixa do abdômen. Só no ano de 2020, no Brasil, foram registrados mais 65 mil novos casos e 15.983 óbitos ocasionados pelo câncer de próstata, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na maioria dos casos, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, podendo levar cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Em 95% dos casos, os sintomas só aparecem em estágio avançado, podendo provocar dor óssea, ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por isso é tão importante a detecção precoce para possibilitar maior chance no tratamento. Dentre os sinais e sintomas estão dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. Dentre os fatores de risco estão: idade a partir dos 40 anos; histórico de casos na família; obesidade; e consumo excessivo de álcool e tabagismo.

FOTOS: Winnetou Almeida