Ouvidoria da IOA participa de curso e simpósio promovidos pelo TCE-AM

A Ouvidoria da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) vem marcando presença em cursos e eventos promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com objetivo de capacitar e manter a melhoria contínua das habilidades e metodologias de atendimento de profissionais que atuam nas ouvidorias do Estado.

A Formação e Certificação de Ouvidores, organizada pela Escola de Contas Públicas do Amazonas entre os dias 22, 23 e 24 de novembro na sede do TCE Amazonas, em Manaus, reuniu profissionais que atuam direta ou indiretamente nas ouvidorias e no atendimento aos usuários no Amazonas.

Já o V Simpósio Nacional de Ouvidorias, organizado pelo TCE-AM, vem sendo realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, de forma híbrida, na sede do Tribunal de Contas e também transmitido on-line, com a participação de renomados palestrantes nacionais.

Formação e Certificação

No curso de Formação e Certificação de Ouvidores foram desenvolvidas temáticas como histórico e marcos legais da Ouvidoria no Brasil; fundamentos da Ouvidoria; funções de um ouvidor; requisitos para o bom funcionamento de uma Ouvidoria; bases constitucionais; Lei de Acesso à Informação (LAI); Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); tratamento de denúncia; atendimento ao cidadão; ética, cidadania e controle social; gestão e planejamento de políticas públicas; e boas práticas de Ouvidoria.

“Foi um curso muito proveitoso, ajudou a gente ter mais conhecimento sobre as leis, o que temos que fazer, como a Ouvidoria deve agir”, explicou a ouvidora da IOA Patrícia Câmara. “Serviu para quem já trabalha nessa área e também quem está querendo entrar”, disse.

Simpósio Nacional

O V Simpósio Nacional de Ouvidorias também vem recebendo participação da IOA. O evento, que debate o cenário atual das ouvidorias do país, conta com três mesas virtuais. Hoje (25/11), no primeiro dia de eventos, foram tratados os temas “Ouvidoria Brasileira: cenário, avanços e desafios”, “Cidadania Digital, Governo Digital e Eficiência Pública”, e “Como grandes líderes na história se comunicaram com o povo”.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, e o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, foram os responsáveis por abrir os trabalhos. Dentre os palestrantes estão o conselheiro do TCE-RN, Gilberto Jales; o secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Teles; a diretora de publicações da revista científica da ABO Nacional, Luciana Bertachini, e a ouvidora do Sistema Único de Saúde, Danielle Ventura. O coordenador da pós-graduação em Governo Digital, Thiago Ávil; o notário e professor universitário, Jeibson Justiniano, e o juiz de direito do TJ-DFT, Samer Agi, também são palestrantes.

Já no segundo dia de eventos, sexta-feira (26/11), os temas são “Governança Pública, gestão de riscos e integridade” e “Governança pública, ouvidoria e cidadania digital”, com os palestrantes: conselheiro Érico Desterro; a assessora de Controle Externo do TCM-SP, Christianne Stroppa; a advogada e professora universitária Ana Maria Pedreira; a advogada e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Vivian Gregori, e o vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Lima.

“É super importante a nossa participação, poder se atualizar, ter um embasamento do que fazer, de como responder as manifestações que chegam na Ouvidoria e o que eu posso fazer na Imprensa Oficial em relação a nós”, reforçou a ouvidora Patrícia Câmara.

Ouvidoria IOA

A Ouvidoria da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é um serviço seguro e confiável, disponível para atender com responsabilidade e sigilo todo cidadão que desejar enviar sugestões de melhorias, elogios, reivindicações e denúncias sobre os serviços da IOA oferecidos à população.

Para ter acesso, basta escolher um dos canais de atendimento. O atendimento presencial é na sede da IOA, na rua Doutor Machado, 86 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. O atendimento online é via e-mail ouvidoria@imprensaoficial.am.gov.br, site da IOA http://imprensaoficial.am.gov.br/ ou telefone (92) 2101-7519.

FOTO: Winnetou Almeida