ícone calendário

Noticias

Novo coordenador do DOE ressalta mudanças no veículo no decorrer da história


Prestes a completar 128 anos de existência no próximo dia 15 de novembro, o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) vem passando por significativas mudanças ao longo do tempo, muitas delas vividas pelo novo coordenador do veículo, José Leonardo Lima da Silva, que há 35 anos é servidor da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

No ano de 1986, quando as páginas do Diário Oficial ainda eram montadas manualmente no processo de linotipos, José Leonardo, na época com 21 anos de idade, entrou no quadro de funcionários da IOA, especificamente no departamento de arte gráfica.

“Léo”, como é carinhosamente chamado pelos colegas, testemunhou atualizações importantes na forma de publicação de leis e outros atos oficiais. Como a que aconteceu quatro anos depois, em 1990, quando o Diário Oficial entrou na fase de produção e montagem por fotolito e de impressão em máquinas off-set, e também 10 anos depois, em 2000, quando começou a era digital e DOE ficou disponível na rede munial de computadores.

“Antes o jornal era feito de forma bem arcaica, tivemos muitas mudanças e nessa começamos a trabalhar no computador, com uso de software. Eu fui chamado para trabalhar no jornal (elaboração). Comecei, então, na diagramação e estamos nessa equipe até hoje”, explica José Leonardo.


Desde então, “Leo” ficava a frente da equipe de montagem do DOE, desde a diagramação e a pré-impressão – este último quando o veículo ainda circulava em papel, o que deixou de acontecer em abril deste ano.

No ano de 2019, o Diário Oficial atualizou para a versão mais recente, a eletrônica, onde toda a elaboração passou a acontecer por um sistema virtual, o sistema IOA News, que extinguiu a necessidade dos clientes publicadores entregarem minutas de atos oficiais fisicamente na sede da IOA, mas sim pela internet. As assinaturas dos documentos também se tornaram digitais e, mais recentemente, o layout do DOE ganhou espaço para notícias.

Agora, nomeado pela primeira vez ao cargo de coordenador do Diário Oficial, o servidor José Leonardo, com 57 anos de idade, recebeu a responsabilidade de gerir uma equipe de 11 pessoas que inclui desde a diagramação ao atendimento e suporte dos clientes publicadores, a gestão do sistema IOA News, a revisão e a verificação das matérias, o contato com a Casa Civil do Estado do Amazonas, e a finalização e publicação.

“Evoluímos bastante nesses últimos dois anos. Estamos usando o sistema IOA News, onde ganhamos tempo na publicação, na qualidade e no atendimento. A qualidade do jornal hoje em dia é outra, ficou mais elegante e limpo para leitura”, reforçou José Leonardo. “Ficou tudo mais fácil, rápido e seguro”.


‘Faces da nossa história’

No último dia 31 de agosto a IOA completou 129 anos de existência e no próximo 15 de novembro o Diário Oficial faz aniversário de 128 anos. Para comemorar as duas datas, a Imprensa Oficial promoverá uma campanha que, entre suas ações, apresentará uma exposição cultural chamada “Faces da Nossa História”, que percorrerá shoppings e centros culturais de Manaus levando à população, em forma de entretenimento, um pouco da história da Imprensa Oficial, do DOE e, claro, da história do Amazonas.

Tombamentos de prédios e monumentos, reconhecimentos como patrimônio a exemplo do Boi-Bumbá de Parintins, o sanduíche X- Caboquinho e as cachoeiras de Presidente Figueiredo, legislações e outros atos oficiais importantes para desenrolar da nossa história vão estar estampados na exposição: arte e cultura, natureza e turismo, indústria e economia, educação e ciência, povos indígenas e ribeirinhos, crenças e religiosidade, entre outros.

Sobre a IOA

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) fica localizada na rua Doutor Machado, nº 86, Centro de Manaus, e está disponível na internet no endereço, imprensaoficial.am.gov.br, e pelo telefone (92) 2101-7500.

FOTOS: Winnetou Almeida