ícone calendário

Noticias

IOA participa ‘em massa’ de curso de oratória oferecido na Escola do Servidor Público


A participação massiva de servidores da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) no curso “Comunicação e Oratória: A arte de falar em público” foi destaque nesta semana na Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), a “Escola do Servidor Público” do Estado do Amazonas. A formação é uma das primeiras oferecidas presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

Ao todo, 11 colaboradores da IOA participam do curso, ministrado pelo professor especialista Elias Mattos e que tem como objetivo desenvolver a oralidade dos alunos e ampliar suas formas sistemáticas de comunicação, expressão verbal e não verbal e desenvolvimento da comunicação para saúde emocional.

O curso, que encerra nesta sexta-feira (02/07) e começou na segunda (28/06), é realizado das 18h às 21h na sede da Esasp, no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, em Manaus. A Esasp é uma coordenadoria especializada na formação e valorização do servidor público estadual e está vinculada à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

“Apesar de nós termos uma jornada intensa de trabalho e o curso ser após o expediente, participar dele está sendo bastante proveitoso, poder aprender sobre a arte de falar em público”, ressaltou a assessora de Gestão da Qualidade Alcione Lima, uma das participantes. Segundo ela, o conteúdo do curso será de muita valia. “Nós servidores temos que apresentar relatórios de desempenho de cada área e o curso vai ajudar na apresentação e no tratamento com outras pessoas”.

A especialização “Comunicação e Oratória” trata desde conceitos, história e importância da oratória; vícios de linguagens, gestos e posturas; imagem pessoal e medo da exposição; como vencer a ansiedade do contato; conflitos internos; linguagem e clareza da mensagem; linguagem assertiva; uso da voz, dentre outros. Tudo por meio de recursos didáticos e linguísticos.

“O trabalho do Elias Mattos é completo, traz desde a parte fonoaudióloga, os exercícios orais e nasais. A IOA só tem a ganhar, pois teremos profissionais aptos e qualificados para ter uma boa oratória e comunicação com seus colegas e equipes”, reforçou Alcione Lima.

O cutelista Aluízio Magalhães, que atua no Parque Gráfico da IOA, também é um dos participantes do curso e elogiou os benefícios alcançados a partir da formação. “Aqui na Imprensa Oficial a gente faz comunicação 24 horas por dia, de vários setores, comunicação visual e a própria comunicação verbal. Por isso esse curso é muito importante, vai agregar muito para mim e para a Imprensa Oficial. É um curso que todo mundo deveria fazer, ter uma boa comunicação para se expressar em casa, no trabalho, no colégio, onde você for. Quando você fala bem, valoriza o seu trabalho, sua imagem”.

A importância da oratória

A participação expressiva de servidores da IOA no curso “Comunicação e Oratória” foi elogiada pela coordenadora da Esasp, Ana Virgínia. “A Esasp comemora a grande participação dos servidores da IOA e atribui esse expressivo comparecimento à importância do tema abordado. Esse curso busca aperfeiçoar as metodologias de comunicação e da oratória, visando ampliar os recursos de expressão verbal e não verbal, fundamentais nos dias de hoje para o crescimento e desenvolvimento de todo profissional”, disse.

A oportunidade de especializações oferecidas pela Esasp a servidores públicos estaduais foi lembrada pelo diretor de Operações da Imprensa Oficial, Antônio Dias Neto, que também participou do curso. “É importantíssimo eu, como diretor de operações, participar e procurar incentivar outros servidores. Um curso desse, onde a maioria, quase 90%, são de pessoas da IOA, é algo a se comemorar”, ressaltou.

Escola de Servidores

A Esasp, vinculada à Secretaria de Administração e Gestão (Sead), tem a atribuição de propiciar a formação, o aperfeiçoamento e a valorização do servidor público estadual, da capital e do interior, buscando, por meio das atividades de ensino oferecidas, a melhoria e a eficiência dos serviços públicos prestados à população, com ênfase, nesta nova gestão, na efetiva qualidade dos serviços. Para saber mais, acesse http://www.esasp.am.gov.br/.