ícone calendário

Noticias

IOA participa de entrega de equipamentos de segurança no Amazonas

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) participou na manhã desta sexta-feira (03/09) de um evento de entrega de novas viaturas e equipamentos para a Segurança Pública do Estado. Ao todo, 32 veículos foram entregues para a Polícia Militar e deverão ser empregados em ações em 16 municípios do interior do Estado.

Na solenidade, Wilson Lima também repassou à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) dois equipamentos doados pela empresa israelense Cellebrite e pela The Exodus Road, organização não governamental (ONG) especializada no combate ao tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual. Os equipamentos serão utilizados na extração de dados de aparelhos celulares para a elucidação de crimes, sobretudo no combate ao tráfico humano.

As entregas aconteceram na Arena da Amazônia Vivaldo Lima. “Viemos prestigiar essa entrega super importante. A Imprensa Oficial reforça o compromisso como órgão estadual e a parceria a favor da população do nosso Estado”, disse diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

Segundo o governador, as viaturas irão contribuir para aprimorar a segurança e dar dignidade aos policiais que estão na linha de frente do combate à criminalidade. As viaturas também são tracionadas, para que os policiais cheguem aos locais de difícil acesso.

“Nós estamos entregando veículos que têm condições de enfrentar terrenos de difícil acesso. Essas viaturas contam com tecnologia embarcada com câmera para reconhecimento facial, com câmera frontal para leitura de placas de veículos. Se houver, no raio dessa viatura, um veículo roubado, ele será identificado automaticamente”, disse Wilson Lima.

O governador destacou ainda que as viaturas são monitoradas via satélite e podem ser identificadas em qualquer lugar, em tempo real. Os veículos serão destinados aos municípios de Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, Juruá, Carauauri, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Maués, Tabatinga, Tefé, Coari, Pauini e Urucurituba.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos para a extração de dados em aparelhos celulares, chamados de Cellebrite, estão avaliados em R$ 200 mil cada um e serão utilizados pela PC-AM nas investigações conduzidas pela instituição. O CEO da ONG The Exodus Road, Jonathan Parker, esteve na cerimônia para repassar os equipamentos.

A ferramenta da Cellebrite tem a capacidade de desbloquear aparelhos celulares e acessar mensagens e outros dados apagados de dispositivos Android e iPhone (iOS). Inclusive, já foi utilizado em outros estados brasileiros e no exterior, sendo essencial na elucidação de casos como o do menino Henry Borel, no Rio de Janeiro, e durante as investigações da Operação Lava Jato.

“Isso é importante para a quebra das senhas dos celulares apreendidos. Em nome do povo do Amazonas, em nome da nossa segurança pública, muito obrigado Jonathan pela sua doação, pela sua sensibilidade e pelo gesto que o senhor faz de vir aqui fazer essa entrega”, disse o governador.

FOTO: Diego Peres/Secom