ícone calendário

Noticias

Imprensa Oficial finaliza o ano de 2021 com inúmeros resultados positivos

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) vive uma nova era e encerra o ano de 2021 com inúmeros resultados positivos, alcançados com muito trabalho e empenho de todos os seus mais de 170 servidores.

Ao completar 129 anos de existência, a IOA manifestou no decorrer de 2021 a sua importância como instituição pública e reforçou o seu legado como patrimônio da informação do Estado.

DOE, Parque Gráfico e Editora

Dentre os importantes resultados conquistados, o maior está no centenário Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), que completou 128 anos de existência e se tornou um veículo 100% virtual, deixando de circular no meio impresso e gerando economia aos cofres públicos e mais segurança e agilidade na publicação de atos oficiais do Estado e empresas privadas.


Também em 2021, o Parque Gráfico da IOA produziu mais de 398 mil itens gráficos para órgãos e instituições públicas, sendo inclusive essenciais no enfrentamento da pandemia nas áreas da Saúde e da Segurança.

Ao todo, foram 150 mil cartazes; 90 mil panfletos; 70 mil folderes; 36,9 mil ventarolas; 21,8 mil cartilhas; 16,8 mil pastas; 6,2 mil livros; 3,6 mil camisas; duas mil faixas e 500 banners.

A Gerência de Produtos e Serviços Editoriais, em 2021, também contribuiu para a difusão do conhecimento por meio da editoração de oito publicações – incluindo livros, manuais e revistas para órgãos públicos – e lançando quatro novos volumes do Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19, que reuniu mais de 730 atos oficiais do Governo do Amazonas de enfrentamento da pandemia. Só na plataforma virtual do Compêndio de Normas foram mais de 16 mil acessos.


Qualidade e bem-estar de trabalho

A qualidade dos produtos e serviços da IOA foi, inclusive, mais uma vez reforçada com a renovação da certificação NBR ISO 9001:2015, que decreta que os processos e fluxos na autarquia seguem e mantêm uma excelência de qualidade.

Qualidade também alcançada com as melhorias na infraestrutura da sede da instituição, desde salas e departamentos à fachada do órgão, como também melhorias em equipamentos e impressoras do Parque Gráfico, renovação do sistema elétrico, sanitização, pintura, dentre outros.

Também influenciaram positivamente para esta qualidade o bem-estar e a valorização do servidor público com o oferecimento de cursos e capacitações, a realização de palestras educativas, campanhas e atividades internas, o fortalecimento da Ouvidoria, e, claro, a volta do auxílio alimentação, uma garantia do Governo do Estado do Amazonas.


CDM, iD.AM e Legisla.AM

O ano de 2021 também foi marcado pelo aprimoramento de importantes serviços da IOA disponíveis ao cidadão e ao servidor público, como o Centro de Documentação e Memória (CDM), que atua na gestão e conservação de acervos institucionais e autenticação de edições do DOE, e o “iD.AM”, que substituiu os crachás dos servidores estaduais com garantia de segurança na identificação funcional.

O lançamento de mais um novo serviço, o “Legisla.AM”, também foi destaque neste ano. A plataforma virtual reúne e disponibiliza ao cidadão amazonense mais 3.785 normas legislativas, desde leis ordinárias, delegadas, decretos legislativos e a Constituição Estadual. Até novembro de 2021, a plataforma do “Legisla.AM” recebeu mais de 31 mil acessos.

‘Faces da Nossa História’

A comemoração dos aniversários de 129 anos da IOA e 128 anos do DOE também foi destaque em 2021 com a exposição “Faces da Nossa História”, que percorreu shoppings da capital levando informação e conhecimento sobre a história do Amazonas e a história da Imprensa Oficial.


Através de elementos visuais e símbolos da cultura local, a mostra “Faces da Nossa História” levou ao público amazonense um resumo de memória, da identidade e da cultura do Amazonas por meio de importantes decretos e leis publicadas em quase 130 anos de Diário Oficial.

“A Imprensa Oficial finaliza o ano de 2021 com muitos ganhos para a instituição, para seus servidores, para o Estado do Amazonas e, consequentemente, para o cidadão amazonense”, comentou o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr.

“Hoje, dispomos de serviços e produtos de alta qualidade, que geram economia ao Estado, e oferecemos ferramentas de informação acessíveis a todos. Nos orgulhamos do que fazemos e estamos otimistas para um 2022 com novos desafios”, finaliza João Ribeiro Jr.

FOTOS: Winnetou Almeida