ícone calendário

Noticias

Imprensa Oficial comemora dois anos da criação de sua editora



Responsável pelos projetos gráficos e editoriais realizados pela autarquia aos órgãos públicos do Governo do Estado, a Editora da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completa dois anos de sua criação nesta quarta-feira (09/11). Por meio da editora, a instituição desempenha a missão de valorizar, promover e priorizar o desenvolvimento cultural e regional de autores nortistas e amazonenses.

Criada no dia 9 de novembro de 2020, a Editora da Imprensa Oficial vem promovendo o conhecimento da arte e da cultura amazonense com obras de interesse coletivo, científico, acadêmico, literário e artístico.

Nesses dois anos de existência, João Ribeiro Junior, diretor-presidente da Imprensa Oficial, ressalta a importância da “editora oficial do Estado” para o Amazonas.

“Posso dizer que, acima de tudo, é uma alegria constatar que temos uma editora funcionando aqui, e que dentro dela temos pessoas envolvidas e capacitadas a atender o nosso público alvo, que é o do Governo do Estado. Para nós da Imprensa Oficial, comemorarmos dois anos é uma vitória, e aos 130 anos o órgão segue se reinventando”, afirma João Ribeiro Jr.

A editora da IOA, em parceria com secretarias, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Governo do Amazonas, é responsável pela criação de projetos gráficos, editoração e diagramação.

Imprensa Oficial comemora dois anos da criação de sua editora

Dentre os projetos estão a elaboração das Constituições Federal e Estadual, o “Compêndio de Normas do Coronavírus”, “Manual de Condutas Vedadas” e a edição especial da “Revista da Procuradoria Geral do Estado” comemorativa dos 50 anos da PGE-AM, além do livro “Autobiografia”, do frei Moacir Busarello, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Outras produções podem ser conferidas on-line no endereço www.imprensaoficial.am.gov.br/produtos-e-clientes.

A gerente de Serviços Editoriais da IOA, Daniela Cavalcante, assinala a importância do trabalho desenvolvido para os órgãos do Estado nestes dois anos.

“Nossos serviços editoriais vão auxiliar cada órgão a desenvolver desde trabalhos de literatura até coisas mais simples, como relatórios. Tudo isso a Imprensa pode oferecer para seus clientes. Eu me sinto muito feliz, muito realizada por esse processo todo. Os serviços editoriais são recentes, mas vêm mostrando muito serviço e qualidade, espero que mais trabalhos sejam feitos e consigamos oferecer um bom serviço”, afirmou Daniela.

A Editora da Imprensa Oficial promove ainda contratos e convênios com outras editoras e instituições de natureza pública e de fomento à pesquisa, com objetivo de viabilizar publicações de interesse público.

‘Guia para Produção Gráfica e Editorial’

Com o objetivo de orientar os órgãos públicos estaduais de maneira eficiente sobre o fechamento e envio de arquivos para produção gráfica, a Imprensa Oficial publicou o “Guia para produção gráfica e editorial”, documento que reúne informações e orientações sobre o fechamento e o envio de arquivos para impressão e editoração na autarquia.

São 30 páginas de instruções que abrangem desde o envio de arquivos para editoração, formatos, elementos e projetos gráficos, até o fechamento de arquivos para exportação em softwares de editoração.

O guia completo está disponível para download no site da Imprensa Oficial do Amazonas (imprensaoficial.am.gov.br), na aba “Gráfica”.

Canais de atendimento

Para dúvidas e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com a equipe da editora por meio dos canais de atendimento, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: (92) 2101-7500/7528; e-mail atendimento@imprensaoficial.am.gov.br; ou ainda pelo site imprensaoficial.am.gov.br, na aba “Atendimento”.


FOTOS: Weslen Simplício