ícone calendário

Noticias

Imprensa oficial mantém a certificação do selo de qualidade NBR ISO 9001:2015


Prestes a completar 130 anos de existência, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, com o objetivo de continuar aprimorando os serviços e produtos oferecidos pela autarquia, conserva a sua manutenção da certificação de qualidade NBR ISO 9001:2015, a qual já é detentora desde o dia 25 de agosto de 2020. A renovação é o resultado da auditoria externa realizada nesta semana pela empresa TÜV Rheinland do Brasil.

Dentre os setores que passaram pela auditoria e tiveram suas atividades examinadas estão Diário Oficial Eletrônico (DOE), Alta Direção, Manutenção, Compras, Comercial, Recursos Humanos, Almoxarifado. Tudo foi supervisionado por meio da aplicação de amostragens.

O objetivo da auditoria foi verificar se a Imprensa Oficial continua implementando e executando as ações conforme o estabelecido no Sistema de Gestão da Qualidade e seguindo, as disposições da norma NBR ISO 9001:2015 de garantia de padrões de qualidade.


Satisfação dos gestores

Segundo o diretor presidente da IOA, João Ribeiro Jr, “Receber o resultado da segunda manutenção do sistema de gestão da qualidade que consolida a NBR ISO 9001:2015, no ano em que completamos 130 anos, é motivo de muito orgulho. Dessa maneira, como o Governador Wilson Lima preza pela tecnologia, termos a Imprensa Oficial com um resultado positivo da segunda manutenção do sistema de gestão de qualidade, é um motivo de orgulho não somente para a autarquia, mas também para todo o estado do Amazonas”.

“A IOA logrou êxito na segunda manutenção da NBR ISO 9001:2015. Me sinto gratificada por alcançar o objetivo, não somente o sistema, mas também com todas as áreas envolvidas que passaram pela auditoria. Todos juntos voltados a melhoria contínua. É de grande valia para o Governo do Estado ter uma autarquia certificada, pois através desse, garantimos todos os fluxos, mapeamentos e uma melhor qualidade do gerenciamento das áreas que fazem parte do escopo da auditoria, Diário Oficial Eletrônico (DOE), serviços gráficos e editoriais” disse a assessora da gestão de qualidade, Alcione Lima.

Em comemoração ao resultado positivo, a gestora de uma das vertentes do Diário Oficial Eletrônico, Valnete Monteiro externou sua alegria com a renovação do selo. “Eu me sinto muito honrada de fazer parte desse time, que já é uma grande família. Acompanhar as engrenagens funcionando diariamente buscando a excelência nos serviços é muito gratificante. Estão todos de parabéns e esse selo marca a consolidação de uma gestão participativa e de sucesso”.


Resultados alcançados

O representante da empresa TÜV Rheinland do Brasil, que realizou a auditoria, Manuel Belém Filho, afirma que “A segunda auditoria de manutenção da IOA, planejada para ver os processos complementares do macrofluxo da autarquia de tal maneira que todos tenham sido vistos, foi finalizada sem nenhum registro de não conformidade. Sendo assim, o resultado dessa auditoria foi a manutenção da certificação do sistema de gestão da qualidade da IOA”.

Sobre a importância e credibilidade que o selo retém para a autarquia, Manuel ressaltou que “A Imprensa Oficial sendo uma autarquia prestando serviço para os órgãos do estado, ela incorpora uma cultura de uma empresa que busca a competência, sobrevivência no mercado moderno onde precisa de ferramentas para atender bem o cliente. Então a ISO 9001:2015 traz esse perfil de uma empresa privada agregando valor a cultura já existente na IOA, onde encontramos funcionários dedicados e apaixonados pelo que fazem. Isso com certeza oferece bons resultados para autarquia e clientes”.

Fotos: Weslen Simplício