ícone calendário

Noticias

IOA moderniza armazenamento e distribuição de materiais com foco na qualidade

Tendo como meta a manutenção da qualidade de seus serviços, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) reestruturou o seu setor de almoxarifado, modernizando os processos de armazenamento e distribuição de materiais. A mudança segue as normas da NBR ISO 9001:2015 e impacta diretamente na qualidade dos produtos gráficos e editoriais desenvolvidos na autarquia.

As principais adequações levam em conta a reformulação do layout do ambiente, obedecendo as normas da segurança do trabalho contidas na Lei Nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Dentre elas estão a implantação de condições sanitárias básicas, a sinalização e distribuição correta dos itens, a destinação correta de resíduos sólidos produzidos na organização e o conforto dos colaboradores.

"A reformulação aconteceu durante 15 dias, nos quais todo o espaço foi sinalizado, pintado e redimensionado com o objetivo de adequar os processos de armazenamento, acesso e distribuição do material às normativas da segurança do trabalho, tornando dessa maneira o trabalho mais rápido e prático aqui dentro", explicou a assessora de Gestão da Qualidade, Alcione Lima.


O setor foi reorganizado levando em consideração o peso e o tamanho dos insumos e também sinalizado com faixas e placas que facilitam a localização por categorias. Os produtos mais leves, como papéis, foram estocados no topo das estantes, e os itens mais pesados, como lonas para comunicação visual, foram deixados na parte debaixo das prateleiras. Materiais perecíveis e de contínua utilização, como galões de água, possuem salas próprias, o que ajuda na conservação.

O assistente administrativo Fernando de Oliveira é o funcionário mais antigo do almoxarifado. Para ele, as mudanças vão além das alterações no espaço físico, como otimização do tempo de atendimento das demandas e a melhoria na qualidade de vida dele e de seus colegas colaboradores.

“Do que era antes para hoje, mudou muito e para melhor. Aqui era tudo junto, almoxarifado e depósito de produtos inservíveis, não mais utilizados. Antes não tinha como colocar (esses produtos) em outro canto, não havia espaço para a matéria prima e nem organização. Agora, com a reforma, deu mais espaço e facilitou para a gente encontrar os materiais”, afirmou Fernando de Oliveira.


Marco institucional

A implementação das mudanças no armazenamento e distribuição de materiais no almoxarifado da IOA, seguindo as regras da NBR ISO 9001:2015, é um marco para a Imprensa Oficial. É o que afirma o diretor-presidente da instituição, João Ribeiro Jr.

“Hoje ver o almoxarifado nessa posição me deixa muito feliz. Estamos fazendo uma mudança para melhor, que é resultado do empenho de todos, e isso demonstra o efetivo empenho dos nossos servidores com a Imprensa Oficial e, consequentemente, com o Estado do Amazonas”, disse João Ribeiro Junior.

NBR ISO 9001:2015

A NBR ISO 9001:2015 é um sistema de gestão de qualidade aplicado a processos internos de empresas e instituições por meio de cumprimento de requisitos, auditoria e certificação, com foco na busca contínua pela melhoria das atividades. A Imprensa Oficial do Amazonas é certificada desde 2019.

FOTOS: Luiza Rebelo