Retrospectiva 2020: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas

O ano de 2020 não foi fácil. Todos precisaram combater uma doença até então desconhecida e reaprender a conviver em sociedade. Não foi diferente na Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), que implantou um novo jeito de trabalhar para manter em circulação o Diário Oficial Eletrônico do Estado (DOE), onde são veiculados os atos e decisões oficiais, e para garantir a impressão de serviços gráficos aos órgãos da administração estadual direta e indireta.

Os resultados foram excelentes. Além de se tornar a gráfica oficial do Estado do Amazonas e expandir a atuação na impressão de produtos, houve a modernização de equipamentos, dispositivos e de maquinário do Parque Gráfico, soluções inteligentes que geraram economia aos cofres públicos.

Os diários oficiais antigos foram digitalizados e o acervo de documentação e memória passou a ser inventariado. O próprio Diário Oficial, agora eletrônico, ganhou um aplicativo e o novo portal da Imprensa Oficial, que passou a congregar avanços importantes como o Clipping-AM, um serviço de filtragem de conteúdos no DOE, e o Legisla-AM, um repositório digital das legislações do Estado.

O ano de 2020 também foi de inovações. A Imprensa Oficial adquiriu a certificação NBR ISO 9001:2015, uma norma que garante padrões da gestão da qualidade e melhoria contínua nos processos administrativos e de produção operacional. Além disso, a IOA também se tornou uma Autoridade de Registro (AR) vinculada à Imprensa Oficial de São Paulo, podendo dar Certificação Digital na impressão e publicação de materiais.

A identidade funcional segura, o iD-AM, que vai substituir o atual crachá de servidores com elementos de segurança, começou a ser desenvolvido em 2020, ano em que também a Editora da Imprensa Oficial passou a editorar e imprimir livros, revistas e publicações diversas, se tornando uma importante ferramenta para a difusão da literatura e do conhecimento ao povo do Amazonas.

“O ano de 2020 foi desafiador e um divisor de águas para a Imprensa Oficial do Estado. Foram muitos desafios, obstáculos, compromissos assumidos, mas conseguimos entregar tudo a contento, e, eu diria, melhor do nos demandavam. Vestimos a camisa de gráfica oficial do Estado e, com o trabalho árduo dos nossos colaboradores, finalizamos o ano com orgulho”, ressaltou o diretor-presidente da IOA, Mário Aufiero.