Os servidores da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) vinculados à autarquia sob o regime de quadro suplementar tiveram, na manhã desta segunda-feira (21/03), suas dúvidas esclarecidas sobre o tema previdência e aposentadoria, durante a palestra “Regime próprio de previdência dos servidores do Estado do Amazonas”, na sede da IOA, em Manaus.
A palestra, ministrada pelo coordenador de processos previdenciários da Fundação Amazonprev, Alan Cardec, tratou sobre o Regime Próprio de Previdência (RPP) dos servidores estaduais, os planos de benefício e custeio, a Previdência Social no Brasil e, claro, abriu espaço para perguntas e respostas.
“A realização de uma palestra sobre esse assunto é algo muito bom, é benéfico e abre os nossos horizontes”, comentou a servidora Elizabeth Omar, da Diretoria de Gestão-Financeira, que esclareceu suas dúvidas sobre o acesso ao benefício da aposentadoria tanto por idade junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quanto pela Amazonprev. “Agora está tudo esclarecido”, reforça.
Regime Próprio de Previdência
O Regime Próprio de Previdência (RPP) é obrigatório para servidores públicos titulares de cargo efetivo, isto é, aqueles vinculados a entes públicos da federação de forma efetiva. No Estado do Amazonas, a Fundação Amazonprev é o órgão gestor da previdência e busca garantir os benefícios previdenciários aos servidores públicos estaduais inativos e pensionistas, gerindo recursos de forma a observar o caráter contributivo e o equilíbrio financeiro e atuarial.
De acordo com o palestrante Alan Cardec, a realização da palestra é fundamental para explicar aos servidores da IOA sobre a atividade-fim da Amazonprev e retirar as dúvidas sobre o processo de aposentadoria.
“(A palestra) serve para dirimir a dúvida deles referente a Amazonprev, pois muitos não têm essa dimensão”, ressaltou Alan Cardec. “A intenção do Governo do Amazonas é dar aquilo que é devido a cada um, que é a função da Amazonprev. Por isso que a gente vem esclarecer dúvidas, prestar orientação necessária aos servidores”, concluiu Alan Cardec.
FOTOS: Vinicius Leal